Domingo, 23 de Janeiro de 2022
25°

Pancada de chuva

Augustinópolis - TO

Saúde Leptospirose

Alagamentos podem transmitir várias doenças graves; Saúde emite alerta no Tocantins

População deve evitar o contato com enxurradas.

14/01/2022 às 09h15
Por: Redação Fonte: AF Noticias
Compartilhe:
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda / Foto: Divulgação/Secom-TO
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda / Foto: Divulgação/Secom-TO

Com o grande volume de chuvas registrado desde o fim de dezembro e o recente alerta emitido pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta para os cuidados com doenças que podem ser transmitidas durante o período de chuvas, como micose, hepatite e a leptospirose.

A população deve evitar o contato com águas ou lamas de enxurradas, alagamentos, enchentes e inundações, bem como impedir que crianças brinquem ou nadem nestas águas. É necessário, também, acondicionar adequadamente o lixo em armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água”, orienta a assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar Sampaio.

Durante a limpeza da lama em residências ou nas ruas, é recomendado usar botas e luvas de borracha. Os profissionais de limpeza urbana também devem usá-los na remoção de detritos e desentupimentos de esgotos e manilhas.

Limpeza

Para a limpeza e desinfecção de locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada, a assessora da SES-TO orienta que para cada 20 litros de água deve diluir duas xícaras de chá (400ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), deixando agir por 15 minutos antes de terminar a limpeza.

Na limpeza de caixas de águas e cisternas, a recomendação é diluir um litro de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada 1.000 litros de água, aguardar 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos até que preencha todos os canos da casa e aguardar 1h30 para esvaziar o reservatório, podendo essa água ser utilizada para lavar chão e paredes.

A doença

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Sintomas

Febre, dor de cabeça, dor muscular - principalmente nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas, vômitos. Também podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis - TO Atualizado às 03h19 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 31°

Seg 32°C 24°C
Ter 30°C 24°C
Qua 32°C 25°C
Qui 28°C 25°C
Sex 31°C 24°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias