O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou entre os dias 22 a 24, da Waste Expo Brasil, realizada em São Paulo. O evento é considerado o mais importante da América Latina voltado exclusivamente para a Gestão de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Geração de Energia Sustentável, Limpeza Pública e Saneamento Urbano.
Durante a estadia na capital paulista, a secretária executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais; e a diretora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, realizaram visitas a empresas e instituições do setor, com o objetivo de adquirir conhecimentos e identificar soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos no Tocantins. A agenda começou na terça-feira, dia 22, com uma visita técnica à Green Mining, empresa especializada em logística reversa. O objetivo foi avançar em um acordo de cooperação técnica que busca implementar a logística reversa no Tocantins, uma solução que permite recuperar embalagens pós-consumo para reciclagem ou reutilização, evitando o descarte em aterros sanitários.
A secretária executiva da Semarh, Mônica Arrais, enfatizou o incentivo do governador Wanderlei Barbosa em aprimorar as políticas públicas de reciclagem e preservação ambiental. "As visitas técnicas realizadas foram muito interessantes, pois nos permitiu conhecer um novo processo de reaproveitamento de materiais e observar as particularidades das práticas de gestão de resíduos em diferentes instituições. Isso certamente contribuirá para decisões mais assertivas em relação a esta política em nosso estado", afirmou.
Encerrando a agenda, as técnicas foram à Piracicaba visitar a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Future Mind e ao Grupo Atlantic C02, este último que utiliza uma tecnologia de combustão capaz de transformar biomassa em bio-óleo, biogás e biochar.
"A Semarh está comprometida em mapear os diversos tipos de resíduos e conhecer novas tecnologias disponíveis fora do estado, com o objetivo de atrair investidores e soluções inovadoras para o Tocantins", ressaltou a diretora Ellen Amaral.
A participação na Waste Expo Brasil e as visitas técnicas reforçam o compromisso da Semarh em desenvolver e implementar práticas sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos no Tocantins, promovendo avanços significativos em reciclagem e sustentabilidade.
Mín. 21° Máx. 33°