O final de semana trouxe um marco importante para a temporada de praias no Tocantins. Com o início desse período que atrai milhares de visitantes aos municípios do Estado, também surge uma preocupação crescente com a preservação ambiental, dada a quantidade de lixo que pode ser descartado de maneira inadequada e comprometer o ecossistema local.
Para enfrentar esse desafio e promover a conscientização ambiental, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu continuidade ao Projeto Praia Consciente 2024 com uma série de visitas a praias em diversos municípios. Neste último final de semana, a equipe do projeto visitou as praias dos municípios de Itacajá, Rio Sono, Couto Magalhães e Tocantinópolis.
O Projeto Praia Consciente, que foi oficialmente lançado em Araguacema no sábado, 6 de julho, tem como objetivo principal educar os usuários das praias – incluindo comerciantes, barqueiros e turistas – sobre a importância do descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente.
"É fundamental que todos, desde barraqueiros, visitantes, entendam a importância de manter as praias limpas e protegidas. Nosso esforço é para garantir que as praias permaneçam limpas e seguras para todos", destacou o gestor da pasta Marcello Lelis
O cronograma do Projeto Praia Consciente segue até o próximo final de semana,27 e 28, com visitas às praias de Araguanã, São Miguel, Itaguatins e Araguatins. Ao visitar as praias, as equipes também orientam os barraqueiros sobre a correta destinação do óleo de cozinha utilizado nas barracas.
Para o barraqueiro Raimundo Mendes da Ilha da Santa, em Tocantinópolis, o projeto é de suma importância, tanto para os barraqueiros como para os turistas. “ O projeto é importante para que possamos ter uma reciclagem de lixo nos seus devidos locais com mais consciência e uma praia com grande poder de limpeza, incluindo o acondicionamento correto do óleo e de todo o o lixo”, afirmou.
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, explicou que o projeto visa transformar as praias do Tocantins em modelos nacionais de práticas de educação ambiental. “Nosso objetivo é sensibilizar a população para a preservação dos nossos ambientes naturais e garantir que nossas praias sejam exemplo de boa gestão ambiental”, afirmou Erliette Gadotti.
Além do Praia Consciente, o evento também marcou o lançamento do Projeto Praia Acessível, que busca promover a inclusão com cadeiras anfíbias para pessoas com necessidades especiais.
Agenda da próxima semana
27 e 28 de julho
Mín. 24° Máx. 40°