Terça, 24 de Maio de 2022
26°

Pancada de chuva

Augustinópolis - TO

Cidades Indústria e Comércio

IFTO e governo estadual fazem parceria para capacitação de produtores rurais do Bico do Papagaio

Projeto integra a terceira fase do Pics com foco em ações estratégicas para fomentar o Projeto Produtos da Terra

11/03/2022 às 14h14
Por: Redação Fonte: to.gov
Compartilhe:
Projeto integra a terceira fase do Pics com foco em ações estratégicas para fomentar o Projeto Produtos da Terra - Foto: Matheus Alcantara/Governo do Tocantins
Projeto integra a terceira fase do Pics com foco em ações estratégicas para fomentar o Projeto Produtos da Terra - Foto: Matheus Alcantara/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, realizou reunião com representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Câmpus Araguatins, nessa quinta-feira, 10, para alinhar parceria entre o Governo do Tocantins e a instituição para execução de projetos que fazem parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics).

Na ocasião, o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, fez a apresentação do Pics destacando a terceira fase do programa, que é voltada para projetos de fomento ao desenvolvimento econômico local. Nesta fase será desenvolvido o projeto Produtos da Terra em parceria com instituições que atuam com os produtores rurais e pequenos empresários com a finalidade de desenvolver a maturidade de negócios locais; aumentar a produção de matérias-prima para sustentar a viabilidade econômica de agroindustrias, de acordo com as vocações municipais; e abrir canais de vendas através de parcerias estratégicas.

Em Araguatins, o câmpus do IFTO conta com corpo técnico especializado e estrutura física adequada para demonstração de diversas oportunidades do agronegócio. Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, devem ser desenvolvidos projetos de qualificação profissional para os produtores da região. De acordo com o secretário da Sics, a parceria é importante para que as ações do Pics sejam mais assertivas.

“É muito importante para o Estado ter um ponto focal no Bico do Papagaio com um parceiro como o IFTO, que tem uma ótima estrutura tanto física, quanto em equipe técnica. Nós precisamos das parcerias para que nossas ações tenham maior capilaridade, e além disso, precisamos de atores que possam transformar a política pública criada pelo Estado em ações realmente efetivas”, frisou Carlos Humberto Lima.

Para o diretor geral do IFTO - Câmpus Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, a qualificação profissional dos produtores rurais é uma das maiores necessidades locais. “A capacitação dos produtores é um dos principais caminhos para o desenvolvimento econômico da região. Qualquer projeto que contribua para a transformação positiva do Bico do Papagaio, nós temos interesse em ajudar e fazer parte, porque essa é uma das nossas missões enquanto instituição de ensino”, comentou.

O Pics é uma iniciativa do Governo do Tocantins com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a ampliação e estruturação de distritos industriais e execução de projetos e ações estratégicas de fomento e fortalecimento dos pequenos negócios que são a maior parcela da atividade econômica dentro do Estado, como explicou o secretário Carlos Humberto Lima.  

“Da mesma forma que o Pics vai cuidar da atração de grandes investimentos, não podemos deixar de lado os pequenos empresários que são a maioria dentro do nosso Estado. O dever do Estado é promover políticas públicas que ofereçam um apoio para quem mais precisa de ajuda, então, estamos assumindo essa responsabilidade de promover o desenvolvimento econômico cuidando dos nossos produtores e pequenos empresários também” reforçou.

Também participaram da reunião a secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro; a superintendente de Desenvolvimento Econômico, Elaine Assis; e o coordenador de extensão do IFTO, Miguel Camargo da Silva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis - TO Atualizado às 21h59 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 34°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio