Terça, 24 de Maio de 2022
26°

Pancada de chuva

Augustinópolis - TO

Cidades No Tocantins

Novo RG pode demorar até um ano para começar a ser emitido no Tocantins

O Estado vai precisar adquirir um sistema de leitura biométrica para poder se adaptar ao novo documento. O novo modelo do documento será unificado e terá validade em todo o território nacional

08/03/2022 às 14h20
Por: Redação Fonte: G1 Tocantins
Compartilhe:
Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

No Tocantins, a emissão do novo modelo de carteira de identidade ainda deve demorar para começar. A estimativa do governo é um prazo mínimo de nove meses, podendo chegar a até um ano, o tempo máximo permitido pelo decreto presidencial. O Estado disse que precisa adquirir um sistema de leitura biométrica.

"Para a gente conseguir adequar todo o nosso sistema, integrando as APIs que o Governo Federal vai disponibilizar para a gente começar a emitir esse documento ai nesse novo formato", disse o supervisor de identificação humana na área civil Valternir Carvalho.

O documento será unificado e terá validade em todo o território nacional. Terá um QR code para checagem da autenticidade. A substituição não deve ter custo para as pessoas.

 

Na prática, a nova carteira de identidade vai unir RG e CPF. Ao invés de usar dois documentos o cidadão vai ter apenas um. Deve prevalecer o número do CPF. A medida, segundo o Governo Federal, vai evitar fraudes.

Previsão para emissão da nova carteira de identidade no Tocantins é de mais um ano — Foto: SSP/SE

Previsão para emissão da nova carteira de identidade no Tocantins é de mais um ano — Foto: SSP/SE

No antigo modelo, era possível fazer até 27 números diferentes de RG. Um documento em cada unidade da federação e no Distrito Federal, caso a pessoa mudasse de estado.

O Instituto de Identificação é o departamento responsável por confeccionar as carteiras de identidade no Tocantins e atualmente 60% da demanda é para a segunda via do RG. Em média, o documento fica pronto em 15 dias. No interior pode levar um pouco mais de tempo. Com o novo modelo, o cidadão vai poder contar um documento mais moderno porém vai ter que ficar atento a validade.

 

Para crianças de ate 11 anos o documento deve ser renovado a cada 5 anos. Para pessoas de 12 a 59 anos, a validade será de 10 anos. O tempo será indeterminado Para quem já passou dos 60 anos. Não é necessária uma corrida ao instituto de identificação. O RG atual ainda pode ser usado por 10 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis - TO Atualizado às 21h59 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 34°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio